Nome: Anamaria Moreira Pinho

Departamento: DEMC - Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Luíza de Marillac (1988), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e enfermeiro do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Estomaterapia, onde coordena o curso de Especialização na UERJ, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem, auto-cuidado, cirurgia, aspectos psico-sociais e hospitalização. Atua também no campo da Enfermagem Obstétrica, especificamente na adolescente gestante, sendo responsável por estudos de maturação placentária precoce nesta faixa etária. É coordenadora e docente dos cursos de capacitação de enfermeiros em pré-natal de baixo risco para adolescentes.