Nome: Denize Cristina de Oliveira

Departamento: DEFEN - Departamento de Fundamento de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ; Professora Titular da Área de Pesquisa na Faculdade de Enfermagem/UERJ; Editora Associada da Revista Enfermagem (UERJ) E e da Revista Psicologia e Saber Social (PPGPS/UERJ). Coordenadora do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem do CNPq entre 2010 e 2013 e Membro do Comite entre 2007 e 2013; Pesquisadora 1B do CNPq desde 2003 e Pró-Cientista UERJ desde 2002. Assessora da Capes, CNPq, FAPERJ, FINEP e outras Fundações de Amparo à Pesquisa, nacionais e instituições internacionais, de Ciência e Tecnologia. Participa como parecerista ad-hoc e/ou membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Enfermagem, Saúde Pública e Psicologia, tais como Revista Latinoamericana de Enfermagem; Revista da Escola de Enfermagem USP; Texto & Contexto - Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Interface-Comunicação, Saúde e Educação; Psicologia - Teoria e Prática; Estudos e Pesquisas em Psicologia; Psicologia e Sociedade; Revista de Saúde Pública; dentre outras. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria de Representações Sociais nos campos da Saúde Pública e da Enfermagem, nas temáticas representações sociais e saúde; imagens sociais e práticas profissionais em saúde; incorporação simbólica dos sistemas de saúde; adolescência e promoção da saúde; trabalho da criança e do adolescente; e práticas profissionais voltadas ao HIV/AIDS e seus símbolos. Coordena o Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais CNPQ, através do qual desenvolve projetos de intercâmbio internacional com os seguintes centros e pesquisadores: Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Provence/FR Profs. Themis Apostolidis; École des Hautes Etudes en Sciences Sociales/FR, Profa. Denise Jodelet; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/PT, dentre outros.