facebook twitter

 

Tradição e solidez acadêmicas aplicadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
   

Idiomas

Blvd 28 de Setembro, 157
Vila Isabel, Rio de Janeiro - RJ
Telefone:(21) 2868-8236

Concepção do curso

•  O currículo da FENF/UERJ procura estabelecer práticas de ensino-aprendizagem que proporcionam aos discentes a compreensão do processo saúde-doença, a partir da perspectiva da inter-relação complexa entre fatores biológicos e sociais.
 
•  Busca-se ainda , considerando a historicidade dos processos explicativos , a ampliação do olhar do futuro profissional , a respeito do compromisso da enfermagem com a transformação sanitária e com a ampliação do acesso à atenção á saúde.
 
•  A metodologia pedagógica estabelece, desde o 1º período da graduação , um processo de reflexão-ação a partir de questões concretas, observadas e analisadas no contexto do cotidiano de uma comunidade , percorrendo, ao longo dos períodos , à rede básica e à rede hospitalar.
 
•  Procura-se desta forma , atender as diferentes complexidades e a hierarquização das ações e dos serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção.
 
•  Abandona o modelo tradicional de disciplinas e estrutura-se em áreas de conhecimentos, que trabalham os conteúdos curriculares em competências e habilidades a serem assimiladas e adquiridas ao longo da formação acadêmica.
 
•  Busca promover junto à formação do discente uma intervenção no processo gerador saúde / doença , trabalhando com grupos e ciclos de vida , e propondo ações de atenção à saúde para a melhoria da qualidade de vida das pessoas , da família e da comunidade.
 
•  Almeja a excelência , porém numa perspectiva política , crítica e educativa , por meio ao estímulo da reflexão e da produção de conhecimento.