Nome: Helena Maria Scherlowski Leal David

Departamento: DESP - Departamento de Enfermagem em Saúde Pública

Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UERJ. Atual Diretora da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Bolsista do Programa PROCIÊNCIA UERJ desde 2008, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 2 desde 2012. Possui graduação em Graduação Em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica de Petrópolis (1982), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Pós doutoramente na área de pesquisa sobre drogas, pela University of alberta, Canadá. Desenvolve atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica do trabalho e saúde do trabalhador, educação popular e saúde, educação e trabalho, agentes comunitários de saúde, drogas e trabalho.