facebook twitter

 

Tradição e solidez acadêmicas aplicadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
   

Idiomas

Blvd 28 de Setembro, 157
Vila Isabel, Rio de Janeiro - RJ
Telefone:(21) 2868-8236

Internato de Enfermagem

Nesta estrutura curricular inclui-se o Internato de Enfermagem, modalidade de oferta do estágio supervisionado dos dois últimos períodos do curso. Na filosofia norteadora do currículo, está modalidade de ensino é o lócus privilegiado do desenvolvimento das competências próprias do enfermeiro, integrando os saberes desta profissão e fazendo de modo mais contínuo e efetivo a articulação do ensino com o trabalho, da educação com o serviço.
 
Ressaltamos que o Internato se constitui em um tempo e uma vivência de transição, necessários para articular a passagem do papel de estudante para o de enfermeiro. Nessa fase do curso os alunos ganham progressivamente independência e segurança para o posterior desempenho como profissionais. Esta modalidade de ensino em serviço é denominada de “Experimentando o Exercício Profissional” e tem a forma de Internato Remunerado, perfazendo um total de 2160 horas.
 
Os cenários dos estágios supervisionados da FENF, de acordo com as normas do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), com as Secretárias Municipal e Estadual de Saúde e com as Chefias de Enfermagem das unidades das redes básicas e hospitalares, determinam que a relação discente/docente deva ocorrer na proporção de 10/1 e, em algumas unidades, devido ao caráter da especialidade e da complexidade do cuidar, de pequeno, médio e alto risco, onde a clientela assistida é caracterizada pelo acompanhamento e supervisão direta dos alunos, esta relação necessita ser menor, ou seja, abaixo da relação citada anteriormente.
 
Relação dos cenários dos Estágios Supervisionados, pertinentes e imprescindíveis, para dar conta da formação do Graduando em Enfermagem consoante com a proposta curricular da diretriz Curricular Nacional (artigo 7° da Resolução-CNE n° 3 de 7/11/ 2001):
 
1  Hospital Universitário Pedro Ernesto
2  UNATI – HUPE
3  Policlínica Piquet Carneiro
4  Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão
5  Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrela
6  Programa Nacional de Agentes Comunitários – PACS - no Posto de Saúde Nicola Albano
7  Centro Psiquiátrico Rio de janeiro – CPRJ
8  Centro de Tratamento Intensivo do Pró-Cardíaco
9  Emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar
10  Maternidade Municipal Alexander Fleming
11  Maternidade Municipal Carmela Dutra
12  Instituto Fernando Figueiras