Nome: Luzia da Conceição de Araújo Marques

Departamento: DEFEN - Departamenro de Fundamento de Enfermagem

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (1989), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI- RIO)(1998) e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ (2008). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Enfermeira Chefe da Seção de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho- UFRJ, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HUCFF- UFRJ e Membro da Comissão de Direitos dos Pacientes- HUCFF/ UFRJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: gerencia, avaliação, planejamento, sistematização da assistência de enfermagem, teorias de enfermagem, treinamento de pessoal, qualidade, tuberculose, acompanhantes em pediatria, pesquisa qualitativa, representação social, metodologia de pesquisa, ética em pesquisa, bioética e humanização.