Nome: Maria de Fátima Hasék Nogueira

Departamento: DEMI - Departamento de Enfermagem Materno-Infantil

Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado no Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, área de concentração em Saúde da Criança. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,tem experiência de atuação na área de Enfermagem Neonatal, desenvolvendo estudos relacionados aos seguintes temas :cuidado voltado para o desenvolvimento do recém-nascido prematuro, mensuração de ruído sonoro nas unidades neonatais, identificação de fontes de ruído sonoro nas unidades neonatais, avaliação das respostas fisiológicas e comportamentais dos recém-nascidos prematuros ao ambiente e ao manuseio nas unidades neonatais,humanização da assistência ao recém-nascido.