facebook twitter

 

Tradição e solidez acadêmicas aplicadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
   

Idiomas

Blvd 28 de Setembro, 157
Vila Isabel, Rio de Janeiro - RJ
Telefone:(21) 2868-8236

Oficina de criação

A Oficina de Criação tem por objetivo abrir espaço para o processo criativo de professores, alunos e técnicos administrativos, principalmente com a reflexão e transformação da vida profissional e social destes profissionais.
 
Para isso são desenvolvidos os seguintes projetos:
 
•  Vivendo vivências: Ser enfermeiro implica em contato constante com sofrimento, dor, limites e perdas. Exige competência emocional que é o aprender a lidar com as emoções frente às adversidades. O objetivo deste projeto é possibilitar ao aluno uma percepção de si mesmo mais consciente e a partir daí poder compreender e se relacionar melhor com o outro colega, com o cliente e com a comunidade. É uma atividade opcional do ensino de graduação voltada para os alunos do internato.
 
•  Saúde-se: Os objetivos desse projeto são: reapresentar o homem enquanto ser, através de um olhar ecológico com uma perspectiva espiritual. Nesse sentido as terapias vitais buscam recursos na natureza e usam-nos a fim de reequilibrar energeticamente o homem e facilitar o desenvolvimento de seus potenciais de saúde melhorando sua qualidade de vida. E o enfermeiro como cuidador, não pode estar à margem deste processo. As terapias vitais que desenvolvemos são: Reiki; acupuntura; floral, massoterapia. e, a sala antiestresse. As terapias são abertas à comunidade interna e externa à Faculdade.
 
Terapias:
 
-  Acupuntura: Modalidade terapêutica da Medicina tradicional do Oriente que consiste na aplicação de agulhas finas (específicas) em pontos precisos dos canais de energia do corpo e também seus microssistemas, contribuindo na promoção, prevenção e manutenção da saúde nos seus diferentes níveis.
 
-  Massoterapia: É um conjunto de movimentos mecânicos executados no corpo humano com finalidades terapêuticas, estéticas e esportivas. Na Oficina de Criação, a massoterapia, através da massagem de relaxamento, tem por objetivo o alívio das tensões físicas provenientes do cotidiano.
 
-  Reiki: REI significa sabedoria universal, energia cósmica, fluido divino, luz, amor, energia primordial que equilibra a energia KI que existe em todos os corpos vivos (energia vital, bioenergia, fluido vital). É aplicado com imposição das mãos em várias áreas do corpo, inclusive em locais conhecidos como chacras, realizando desbloqueio energético, permitindo com isso que a energia cósmica flua adequadamente pelo corpo físico, trazendo serenidade e bem estar perdidos na agitação do dia a dia. Este tipo de terapia não possui contra-indicações.
 
-  Ajudar os participantes no reconhecimento dos fatores estressantes e na aprendizagem de mecanismos criativos para lidar com os mesmos. Técnicas de relaxamento, respiração, meditação, recursos de dança, entre outros.
 
Além desses projetos, são realizadas as seguintes atividades:
 
•  Sextas criativas: É um evento que ocorre semestralmente, onde se possibilita a socialização de diferentes saberes culturais e práticas de promoção à saúde.
 
•  Cine criação: A projeção de filme seguida de debate amplia o universo cultural do aluno de enfermagem possibilitando ao mesmo a reflexão sobre transitoriedade da vida e a pratica profissional.
 
•  Enfermagem fazendo arte: Com este evento, podemos proporcionar aos trabalhadores de saúde expor anualmente, as diferentes artes que desenvolvem além da arte de cuidar e são bem vindos arteiros, artistas, cantores, poetas, pintores.Ocorre durante a semana de enfermagem.
 
•  Aconchego: Espaço criado para que alunos servidores e também alunos de outras áreas possam descansar diariamente durante uma hora, no intervalo do almoço. O aconchego visa a recuperação das energias e um melhor enfrentamento das situações estressantes vividas na rotina de trabalho, garantindo assim maior rendimento nas atividades e bem estar durante todo o dia.
 
•  Currículo vivo: O processo de mudança curricular passou por diversas etapas a fim de atender as necessidades para a formação de enfermeiros para o terceiro milênio.