Nome: Rosangela da Silva Santos

Departamento: DEMI - Departamento de Enfermagem Materno-Infantil

Atualmente é Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da UERJ. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FE /UERJ. Integra a Comissão de Mestrado Profissional. Procientista da UERJ. Pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Consultor ad hoc da: FAPESB: Revista Latino-Americana de Enfermagem; Escola Anna Nery Revista de Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Revista Eletrônica de Enfermagem; Programa CYTED; Revista da Escola de Enfermagem da USP; Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras; Paidéia UFRJ; Texto & Contexto Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, enfermagem obstétrica, saúde da mulher, enfermagem pediátrica, malformação congênita, bebês de risco, Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), sífilis congênita e maternagem. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRJ até o ano de 2011. Professor Titular na Área de Estimulação essencial ao desenvolvimento humano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996 a 2010). Coordenadora da Comissão de Pesquisa da EEAn/UFRJ. (1998-1999). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EEAN/ UFRJ por 2 períodos (2000-2002 e 2002 2004). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras ABENFO Nacional.