Nome: Ricardo de Mattos Russo Rafael

Departamento: DESP - Departamento de Enfermagem em Sáude Pública

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Família. Doutor em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (DESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no segundo período do curso de graduação na área assistencial, subárea: Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, e na Residência em Enfermagem e Residência de Enfermagem em Saúde da Família nos módulos de Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde. É professor adjunto do quadro permanente do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá (UNESA), atuando na linha de pesquisa: Diagnóstico Local e Vigilância em Saúde da Família. Têm experiência em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família, trabalhando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, acesso aos serviços de saúde, autocuidado, atenção integral à saúde da mulher e violência familiar.