Nome: Ricardo de Oliveira Meneses

Departamento: DEMC - Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), graduação em Habilitação em Enfermagem Médico - Cirúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor classe d303 - assistente do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atuando nos cursos de graduação em Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional na área de Patologia e Semiologia. É auxiliar, nível iii da Universidade Estácio de Sá nas disciplinas que tratam da enfermagem cirúrgica. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, enfermagem cirúrgica, centro cirúrgico, assistência de enfermagem, esterilização e recepção pré-operatória. Apresenta capacitação para atuação e consultoria em métodos de esterilização e validação de processos.