Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família

Perfil do Egresso

Espera-se que o enfermeiro egresso do Curso de Especialização Enfermagem em Saúde da Família na modalidade Residência possua:

  • Domínio das atribuições específicas do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, com habilidade de desenvolver a integralidade da atenção por meio da realização de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde.
  • Capacidade para assumir a responsabilidade sobre sua prática, tendo iniciativa, criatividade e abertura às mudanças, implicando a subjetividade na organização do trabalho, com autonomia de ação e reflexão sobre a qualidade e as implicações éticas de seu trabalho.
  • Comprometimento com o trabalho em equipe, compreendendo o impacto de sua ação sobre os serviços e as pessoas.
  • Competência comunicativa, com negociação e habilidade de comunicação interpessoal e interação com a pessoa a ser cuidada por meio da escuta qualificada proporcionando o estabelecimento do vínculo.
  • Competência de abordagem familiar e comunitária, capaz de conhecer, interpretar e intervir, de acordo com as necessidades de saúde da família e de seus componentes nas diversas fases de seu ciclo vital e sua cultura, com senso de responsabilidade social, no processo saúde-doença e seus respectivos condicionantes e determinantes.
  • Habilidade para identificar grupos, famílias e indivíduos vulneráveis a riscos na perspectiva da produção social da saúde, de acordo com a identificação do perfil epidemiológico e que contribua para o impacto social.
  • Capacidade de realizar de forma crítica a educação permanente de suas ações e da equipe, fundamentada no conhecimento científico, e desenvolver pesquisas.
  • Conhecimento sobre a Rede de Atenção à Saúde, compreendendo a integralidade desta rede e do cuidado a ser prestado ao usuário, de forma a possibilitar o acesso ao usuário responsabilizando-se integralmente por ele, estabelecendo comunicação efetiva e atenção resolutiva, articuladas com outros serviços ou equipes/ redes de cuidados.
  • Capacidade de identificar os recursos e as parcerias disponíveis que mobilizam a participação da comunidade e potencializam a as ações intersetoriais com a equipe de saúde.
  • Conhecimento e capacidade de utilizar os sistemas de informação da Atenção Primária à Saúde, incluindo o prontuário eletrônico, reconhecendo como ferramenta para o planejamento das ações.

Equipe:

Coordenação: Profa. Dra. Patricia Ferraccioli Siqueira Lemos

Coordenação-adjunta:

Instituição Executora (coordenação conjunta): Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Contato:

Endereço eletrônico: presf.uerj@gmail.com

Duração, Periodicidade e Carga Horária de Integralização

O PRESF-UERJ/SMSRJ é desenvolvido em 24 meses em tempo integral, sob o regime de dedicação exclusiva, com carga horária total de 5.760 horas, distribuídas em atividades teóricas (1.152h) e práticas (4.608h), conforme previsto no Projeto Pedagógico (PP) deste curso e em consonância com a Resolução CNRMS nº 05, de 07 de novembro de 2014.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular parte de uma concepção educacional baseada na metodologia da problematização, que busca resgatar o conceito e a prática da cidadania e permitir à reflexão, a crítica e o conhecimento indispensáveis a reformulação da prática profissional. Sua construção tem a direcionalidade adequada às ações necessárias aos profissionais da saúde da família, tendo por eixo a tecnologia do cuidado e da vigilância em saúde, com o enfoque clínico e epidemiológico. Deste modo, a carga horária teórica, teórico-prática e prática estãoorganizadas e distribuídas no primeiro e segundo ano do curso conforme os quadros 1 e 2.

1. Distribuição da carga horária por disciplinas do primeiro ano do PRESF-UERJ/SMSRJ.

http://www.facenf.uerj.br/wp-content/uploads/2021/07/tabela1.png

2. Distribuição da carga horária por disciplina no segundo ano do PRESF-UERJ/SMSRJ.

http://www.facenf.uerj.br/wp-content/uploads/2021/07/tabela2.png

Os cenários da prática para o primeiro e segundo ano do PRESF-UERJ/SMSRJ são as Unidades de Atenção Primária à Saúde localizadas no município do Rio de Janeiro, sob a gestão da SMS/RJ, elencadas previamente pela instituição executora e validadas junto as Coordenações do PRESF-UERJ/SMSRJ.

Além destes, são também considerados cenários da prática do segundo ano, somados as unidades de APS: as Unidades de Urgência-Emergência, Maternidades, Equipe de Consultório na Rua, Centro de Atenção Psicossocial, Coordenadorias de Área de Planejamento (CAP), Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Instituto Médico Legal/Sala Lilás e Conselho de Saúde. 

Núcleo Docente Assistencial Estruturante

O Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE) do PRESF-UERJ/SMSRJ é constituído pelas coordenações do programa e representações de docentes, tutores, preceptores e residentes, sendo um preceptor e um residente para cada Área de Planejamento (AP) da SMSRJ que integra o cenário da prática da residência. 

Os principais objetivos do NDAE são: a) acompanhar a execução do Projeto Pedagógico, propondo ajustes e mudanças, quando necessários, à coordenação; b) assessorar a coordenação do programa no processo de planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações teóricas, teórico-práticas e práticas inerentes ao desenvolvimento do programa, propondo ajustes e mudanças quando necessários.

As reuniões ordinárias do NDAE serão bimestrais e realizadas, preferencialmente, antes das reuniões da COREMU-UERJ. O NDAE não possui caráter deliberativo, apenas consultivo.

Publicações

http://www.facenf.uerj.br/wp-content/uploads/2021/07/Projeto-Pedagogico.pdf

http://www.facenf.uerj.br/wp-content/uploads/2021/07/Regimento-Interno.pdf

http://www.facenf.uerj.br/wp-content/uploads/2021/07/Caderno-do-Residente.pdf