Nome: Sonia Acioli de Oliveira

Departamento: DESP - Departamento de Enfermagem em Sáude Pública
Grupo de pesquisa

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/ Portugal. Professora Adjunta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem/UERJ e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ. Participa do Conselho Editorial da Revista Enfermagem UERJ. Procientista da UERJ desde 2006. Atua como parecerista ad-hoc e/ou membro do corpo editorial de periódicos científicos, nas áreas de Enfermagem, Saúde Pública/Saúde Coletiva, Educação Popular e Saúde, tais como Physis, Interface- comunicação , Saúde e educação, revista de atenção primária à saúde, dentre outras. Membro do GT de Educação Popular e saúde da ABRASCO. Desenvolve pesquisas na área de Enfermagem de Saúde Pública e no campo da Saúde Coletiva. Atua principalmente nos seguintes temas: Saberes e Práticas em Enfermagem em Saúde Pública/ Saúde Coletiva, Construção compartilhada de conhecimentos, Atenção Primária à saúde, Educação Popular em Saúde, Saúde da Família. Coordena o Grupo de Pesquisa : Educação Popular, saúde e Enfermagem através do qual desenvolve estudos e pesquisas voltadas ao diálogo entre os saberes e as práticas de saúde profissionais e populares e os campos das ciencias humanas e sociais e da educação em articulação com a enfermagem em saúde coletiva. Para tal possui articulação com pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ e com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra / CES.