A Faculdade de Enfermagem da UERJ concebe a educação como essencialmente democrática, a qual resgata o conceito e a prática de cidadania para o desenvolvimento do pensamento crítico e de atitudes reflexivas, com vistas à constituição de agentes comprometidos com a transformação da realidade. Assim, o Curso tem como base a Educação Crítica, incorporando os constructos teóricos de totalidade e de práxis como elementos fundamentais para compreensão da dialética do mundo da vida.
Compreendendo que a educação é uma prática social que contribui com o desenvolvimento do ser humano em sua integralidade, o princípio norteador das práticas de ensino e aprendizagem adotado pela Faculdade é a Problematização, ancorada nas concepções pedagógicas de Paulo Freire. Nesta perspectiva, preza-se pela construção de sujeitos ativos e autônomos, em um sentido social e solidário, por meio de uma relação dialógico-dialética entre educador e educando, bem como da articulação de saberes das diferentes áreas do conhecimento e da compreensão pluridimensional da sociedade em suas relações com a saúde e os direitos humanos.
O ponto de partida do processo de ensino e aprendizagem são as vivências prévias e a observação da realidade que, ao serem problematizadas e teorizadas, despertam mediações entre o ideal e o real, desenvolvendo nos educandos a capacidade de reflexão, a criatividade e o pensar/agir crítico e contextualizado sobre as ações de saúde que a realidade demanda (FREIRE, 2019).
Frente ao exposto, a missão da Faculdade é formar enfermeiros cidadãos comprometidos com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, que se posicionem em relação ao mundo e à vida, utilizando competências, habilidades e atitudes do escopo de atuação da enfermagem no campo da saúde. Para tanto, a formação se estrutura na tríade universitária Ensino-Pesquisa-Extensão:
- O componente Ensino comporta os diversos níveis de formação profissional no âmbito da Universidade, como: Cursos de Graduação; Cursos de Pós-Graduação lato sensu (especializações e residências); e Cursos de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). No caso dos estudantes de graduação, a monitoria se configura como uma possibilidade de inserção no campo do ensino.
- Na vertente da Pesquisa, destacam-se as diversas formas de produção e disseminação de conhecimentos e saberes construídos com base na metodologia científica. Ao longo do Curso, o estudante de graduação pode se aproximar deste processo por meio de projetos de iniciação científica, participação em grupos de pesquisa, organização e participação em eventos científicos.
- Na perspectiva da Extensão, as ações extensionistas se configuram como elos entre a universidade e a comunidade, interna e externa à UERJ. Desenvolvidas por meio de projeto ou programas de diferentes áreas temáticas, as atividades perpassam pela oferta de serviços; divulgação cultural; produção e compartilhamento de saberes acadêmicos, em diálogo com saberes populares.
Perfil do Egresso
A ENF/UERJ se propõe a formar enfermeiros comprometidos com a vida e o meio ambiente, que demonstrem atitudes democráticas e cidadãs no exercício da profissão, com respeito às diversidades e aos direitos humanos nas diferentes dimensões do trabalho da enfermagem: ensino de graduação e pós-graduação; gestão e gerência; produção de conhecimento; investigação científica; atenção à saúde nos distintos espaços de cuidados aos indivíduos, às famílias e às comunidades.
Duração e Carga horária
O Curso de Graduação em Enfermagem se desenvolve com uma carga horária total de 5850 horas, tendo a duração de quatro anos, organizados em nove períodos letivos, com a possibilidade de integralização em, no máximo, 14 períodos.
Orientação Acadêmica e Pedagógica
Compreendendo que a orientação acadêmica e pedagógica é um componente essencial da materialização do processo de ensino-aprendizagem na Faculdade de Enfermagem, envolvendo a Coordenação de Ensino de Graduação, o corpo docente e os estudantes.
Neste escopo estão incluídas atividades de: planejamento, programação, execução e avaliação das subáreas envolvidas em cada período, contribuindo para a integração curricular e indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa; garantia dos direitos discentes e docentes; bem como de acompanhamento e apoio aos estudantes no percurso universitário.
Coordenador: Prof. Dr. Alex Simões de Mello;
Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Juliana Amaral Prata;
Secretaria:
Fernanda de Paula Collyer Gomes
Igor Lôbo Siqueira Rodrigues
Leonardo Alvarenga Ventura.
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