Colegiado do Núcleo de Extensão

Com periodicidade quinzenal, o Colegiado do Núcleo de Extensão se reúne com os seguintes objetivos:

  • Promover o diálogo entre os integrantes do corpo social da faculdade acerca da expressão da extensão universitária no espaço da unidade;
  • Promover a integração das ações de ensino e pesquisa às ações extensionistas;
  • Subsidiar docentes e departamentos na construção de projetos e programas de extensão;
  • Promover a discussão das diretrizes para a extensão universitária para o quadriênio na Faculdade de Enfermagem;
  • Compartilhar informações acerca das atividades de extensão no espaço dos Departamentos
  • Acompanhar a execução das atividades de extensão em andamento
  • Avaliar as atividades de extensão desenvolvidas em relação ao alinhamento com as diretrizes de extensão para a Faculdade de Enfermagem
  • Promover a divulgação das atividades de extensão nos meios de comunicação em diferentes mídias;

O Colegiado é composto por:

  • Coordenadora: Profa. Dra. Frances Valéria Costa e Silva
  • Representante do DFEN: Prof. Dr. Felipe Kaeser dos Santos
  • Representante do DESP: Profa. Dra. Fabiana Ferreira Koopmans
  • Representante do DEMC: Profa. Dra. Danielle de Mendonça Henrique
  • Representante do DEMI: Profa. Dra. Joana Iabrudi Carinhanha
  • Representante do Corpo Discente: Beatriz Jesus Salgado de Brito
  • Apoios Administrativo: Anderson Tadeu dos Santos Nascimento

Contato

next.fenfuerj@gmail.com

Equipe

Coordenação: Profa. Dra. Frances Valéria Costa e Silva

Apoio Administrativo: Anderson Tadeu dos Santos Nascimento

Programas de Extensão

Atualmente a Faculdade possui um Programa de Extensão, o PROCRIAR – Programa de Extensão Oficina de Saberes e Práticas Criativas em Saúde-, sendo também o primeiro Programa criado no âmbito do Centro Biomédico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Um pouco de história

Desenvolvido a partir de dois projetos de extensão, o Vivendo Vivencias: Tecnologia da Sensibilização, existente há 22 anos, cujo objetivo central é cuidar do estudante de enfermagem e ensinar habilidades interpessoais para cuidar do paciente, e o Saúde-se, que oferece cuidado a comunidade interna e externa a UERJ através das Terapias Integrativas e Complementares, há 13 anos, o PROCRIAR foi consolidado como programa através do Ato Executivo de Decisão Administrativa 017/2011/UERJ.

O PROCRIAR objetiva integrar Saberes e Práticas Criativas em Saúde a partir de ações de extensão, ensino e pesquisa reunindo para isso alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde, ciências sociais e humanas, docentes da UERJ e de outras instituições bem como usuários dos serviços de saúde. Será desenvolvido a partir de dois focos: oficinas de cuidados e oficinas educativas.

A criação de outros projetos e oficinas de extensão que se integram ao PROCRIAR tem permitido ao programa ganhar robustez e ampliar significativamente as ações extensionistas da UERJ no campo da formação e da promoção da saúde.

As oficinas, de caráter permanente, promovem a saúde a partir da incorporação de práticas que valorizam e estimulam o desenvolvimento das potencialidades humanas em diferentes contextos. Neste sentido, inserem no cotidiano dos estudantes saberes e fazeres transversais à formação profissional, ampliando seu universo cultural, possibilitando reflexões sobre diferentes questões que envolvem a existência humana. Adicionalmente, atendem a necessidade de revitalização da energia ao longo de atividades cotidianas no âmbito de espaços específicos da universidade; valorizam a expressão da criatividade no âmbito de docentes, discente e técnico administrativos.

Além das oficinas, o PROCRIAR oferece cursos com temáticas pertinentes aos seus objetivos para a comunidade interna e externa a UERJ, articulando projetos de extensão, iniciação científica e estágio interno complementar.

O programa está pautado em cinco pontos principais:

1) Integrar Saberes e Práticas Criativas em Saúde a partir de ações de extensão, ensino e pesquisa reunindo para isso alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde, ciências sociais e humanas, docentes da UERJ e de outras instituições bem como usuários dos serviços de saúde.

2) Direcionar as ações e a produção científica dos Saberes e Práticas Criativas em Saúde para promoção do bem-estar e qualidade de vida população de um modo geral, destacando-se a comunidade da UERJ e a comunidade externa particularmente os profissionais e usuários dos serviços públicos de saúde da Área Programática 2.2.

3) Criar e experimentar estratégias, propostas, iniciativas, mídias, oficinas inovando modos de cuidar e ensinar na área da saúde.

4) Semear a prática da criatividade, do lúdico, da sensibilidade, das habilidades sociais empáticas e de comunicação, das terapias integrativas e complementares no ensino e no cuidado à saúde.

5) Avaliar o caminho enquanto se caminha

A sala azul

Símbolo afetivo e marco concreto da consolidação das primeiras ações de cuidado que deram origem ao PROCRIAR, a “sala azul” está localizada no sétimo andar do prédio que abriga a Faculdade de Enfermagem. Neste espaço ocorrem atividades de aconchego à comunidade discente, entre as jornadas dos cursos em horário integral. Adicionalmente, as ações de cuidado que implicam em intervenções em grupo (biodanza, meditação, grupos de maternagem, yoga, entre outros) consolidam o espaço como expressão viva das ações extensionistas.

Espaço de Cuidados Profa. Celia Caldeira Fonseca Kenstenberg

O Espaço de Cuidados Integrais e Aprendizagem de Habilidades Relacionais da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é um espaço destinado ao cuidado humano através das Práticas Integrativas e Complementares de Cuidado a Saúde (PICS) e a aprendizagem de habilidades relacionais.

Sob o ponto de vista do cuidado humano, o espaço abriga terapeutas habilitados na aplicação de terapias fundamentadas na concepção holística do cuidado. No que se refere à aprendizagem, o espaço destina-se ao desenvolvimento de habilidades relacionais, que se fundamentam no método vivencial.

Seus usuários potenciais compõem o corpo social da UERJ, bem como aqueles originados de demandas externas a universidade. 

Avanços

O crescimento de projetos de extensão com interfaces junto ao PROCRIAR aponta para a necessidade de reorganização do programa de forma a articular a diversidade de ações desenvolvidas, que se desenhou em torno de dois laboratórios:

LAHIS – Laboratório de Habilidades Interpessoais e Sociais

Articula projetos e ações que tratam do desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas relações interpessoais que compõem o cuidado de enfermagem. Objetiva verificar o déficit e ensinar as habilidades sociais de: comunicação, civilidade, empatia, assertividade, solução de problemas e conflitos interpessoais. Propõe ainda o desenvolvimento da competência social alicerçada na ética, valores de convivência e nos direitos humanos.

LAPICS – Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Articula projetos que têm as Práticas integrativas e complementares de cuidados a saúde (PICs) como sua principal expressão. Objetiva organizar a oferta de cuidados, o espaço de aprendizagem e a produção de conhecimentos em torno das PICs numa expressão concreta da articulação de ensino, pesquisa e extensão.

Com mais de 70 Projetos de Extensão e Ligas Acadêmicas cadastradas no âmbito do Núcleo de Extensão, a Faculdade de Enfermagem tem reforçado a sua vocação extensionista desenvolvida há décadas. Os Projetos e as Ligas podem ser consultados no quadro abaixo.

Concepção da Extensão na faculdade

Seguindo as diretrizes da UERJ, a Faculdade de Enfermagem se alinha à concepção de extensão como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que possibilita estabelecer transformações interativas entre a universidade e a sociedade, mas “ecoa” a fala de seu corpo social que tece a teia da extensão ao dizer que…

Extensão é partilha e integração!

Extensão, para ser extensão, precisa produzir modificações em todos os envolvidos, integrando conhecimentos, rompendo com discursos fragmentados que não nos deixam avançar!

Extensão é cidadania em ação!

Extensão é experimentação para resolver problemas: é criatividade aplicada!

Extensão é potência de transformação!