Plano de Internacionalização da UERJ (2018-2027)
Os princípios que orientam o plano de internacionalização estão fundamentados em quatro eixos principais: Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão.
Objetivos:
- Garantir aos estudantes uma formação ampliada e sintonizada com a produção internacional que lhes permita contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social em um mundo globalizado e dinâmico;
- Incentivar ações inovadoras do corpo docente e técnico-administrativo para a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, especialmente nos setores estratégicos estadual e nacional;
- Ampliar as ações já implementadas pela UERJ, e reconhecidas nacional e internacionalmente.
- Produzir conhecimento e cultura de forma interrelacionada à produção internacional e orientada para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento de princípios democráticos na vida social.
Metas:
Meta 1: Ampliar a internacionalização da UERJ através da base de cooperação internacional, especialmente nos grupos de ponta de países centrais
Meta 2: Elevar a posição da UERJ nos rankings nacionais e internacionais
Meta 3: Possuir política orçamentária competitiva na obtenção de receitas externas e internas e moderada na previsão de despesas
Meta 4: Reforçar a mobilidade entre os alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação da UERJ.
Coordenação
Profa. Dra. Helena Maria Scherlowski Leal David
Contato
Coordenação de Intercâmbio Internacional da Faculdade de Enfermagem da UERJ
Concepção
A Coordenação de Intercâmbio Internacional da Faculdade de Enfermagem da UERJ (CoInt/ENF) foi criada por meio da Portaria ENF n.º 18, de 25 de abril de 2019, e ampliada a participação das instâncias acadêmico-administrativas no âmbito da Faculdade pela Portaria ENF nº 19, de 16 de julho de 2020.
A CoInt/ENF é composta por um Coordenador, uma Comissão Assessora e um servidor técnico administrativo. A Comissão Assessora se constitui por 9 (nove) docentes, sendo 1 (um) de cada Departamento Acadêmico e os Coordenadores de Graduação, Pós-Graduação Stricto-sensu, Pós-Graduação Lato-Sensu, Núcleo de Extensão (NEXT) e Editor Científico da Revista de Enfermagem UERJ. O Coordenador e o servidor técnico-administrativo são indicados pela Direção da Faculdade de Enfermagem e as indicações dos representantes docentes dos departamentos serão realizadas pelos seus respectivos departamentos.
Fazem parte das atribuições da CoInt/ENF:
- Propor, desenvolver e implementar as políticas de cooperação internacional no âmbito da Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão, em articulação com as demais Coordenações Acadêmicas e os Departamentos.
- Assessorar a Direção e os Departamentos em assuntos referentes à Cooperação Internacional.
- Identificar oportunidades de financiamento para programas e projetos de pesquisa e cooperação internacionais, capacitação docente no exterior e intercâmbios e orientar o corpo docente quanto à obtenção desses financiamentos.
- Divulgar, junto à comunidade acadêmica da instituição, oportunidades de intercâmbio e informações sobre projetos e programas de cooperação internacional e de capacitação no exterior.
- Promover contatos visando o estabelecimento de convênios com instituições internacionais para ampliar a oferta de projetos de cooperação e pesquisa, de programas de intercâmbio e de capacitação docente no exterior.
- Organizar e acompanhar, com as Coordenações Acadêmicas e os Departamentos, os Convênios de Cooperação Internacional.
- Apreciar, em primeira instância, as minutas de convênios e protocolos de cooperação internacional, autuando-os e remetendo-os às Coordenações de Graduação, Pós-Graduação e Núcleo de Extensão, para aprovação e posterior submissão ao Conselho Departamental.
- Elaborar e aprimorar minutas de convênio de modo a adequá-las às políticas de Cooperação Internacional da Universidade.
- Propor o fluxo do processo de seleção e os requisitos necessários à participação de discentes da Unidade em intercâmbios internacionais.
- Propor, em articulação com as Coordenações de Graduação e Pós-Graduação e Núcleo de Extensão, regras, submetidas ao Conselho Departamental, para a aceitação de alunos estrangeiros nos cursos e programas da Unidade.
- Manter articulação com a Diretoria de Coordenação Internacional (DCI) da UERJ, apoiando e colaborando com as políticas institucionais delineadas.
Comissão Assessora da Faculdade de Enfermagem da UERJ (CoInt/ENF)
Coordenação de Intercâmbio Internacional da Faculdade de Enfermagem:
Profa. Dra. Helena Maria Scherlowski Leal David
Coordenação de Ensino de Graduação
Prof. Dr. Alex Simões de Mello
Coordenação de Pós Graduação Lato-Sensu:
Prof. Dr. Eugenio Fuentes Pérez Júnior
Coordenação do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Stricto-sensu:
Profa. Dra. Mercedes Neto
Coordenação do Núcleo de Extensão:
Profa. Dra. Frances Valeria Costa e Silva
Editora Científica da Revista Enfermagem UERJ:
Profa. Dra. Cristiane Helena Gallasch
Representante do Departamento de Fundamento de Enfermagem:
Profa. Dra. Luciana Guimarães Assad
Representante do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública:
Profa. Dra. Mercedes de Oliveira Neto
Representante do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica:
Profa. Dra. Cíntia Silva Fassarella
Representante do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil:
Profa. Dra. Adriana Lenho De Figueiredo Pereira
Acordos, Intercâmbios e Atividades Internacionais em Vigência
Acordos de Cooperação envolvendo a Coordenação de Ensino de Graduação
A Faculdade de Enfermagem da UERJ tem recebido alunos estrangeiros ingressantes pelo Programa Estudante Convênio/ Graduação (PEC-G), amparados pela Deliberação nº 033 / 95 que dispõe sobre as Normas Gerais de Ensino de Graduação da UERJ, e pelo Decreto Federal nº 7.948, de 12 de março de 2013, que trata do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G.
O PEC-G é um acordo de cooperação internacional firmado pelos Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Educação, em parceria com universidades públicas, federais e estaduais, e particulares, para oferecer formação superior a cidadãos oriundo de países em desenvolvimento. Tais acordos, de ordem educacional e cultural, oportunizam a seleção de jovens estrangeiros, entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo que buscam cursar a graduação no Brasil. Para saber mais sobre PEC-G, acesse este link.
Intercâmbios e atividades internacionais da Pós-graduação Lato Sensu
O Programa de Residência em Enfermagem do Hospital Pedro Ernesto mantem diálogos com instituições estrangeira, o que tem viabilizado a realização de Estágio optativo pelos residentes de Segundo ano.
O Estágio Internacional Optativo das Residências de Enfermagem é uma modalidade de ensino optativo, oferecida ao residente de enfermagem do segundo ano, que tem por objetivo possibilitar a vivência por 30 dias em ambientes considerados importantes para a aprendizagem, explicitada a relevância em relação a organização curricular do programa, podendo ser desenvolvido em cenários internacionais.
Os residentes dos programas da Faculdade de Enfermagem puderam vivenciar experiências nos cenários profissionais e de formação:
- Casa de Saúde do Telhal – Lisboa;
- Centro Universitário Hospitalar Lisboa Norte – Lisboa;
- Centro Universitário Hospitalar Lisboa Central – Lisboa;
- Escola Superior de Enfermagem do Porto – Porto e Centro Hospitalar do Porto.
A UERJ é uma das 36 IES contempladas no Programa Institucional de Internacionalização – Capes PrInt. A inclusão da UERJ nesse Programa é um reconhecimento do elevado grau de internacionalização de nossos Programas de Pós-graduação e do acerto dos investimentos realizados.
A Faculdade de Enfermagem participa diretamente por meio do seu Programa de Pós Graduação.
Para mais informações sobre o Projeto em andamento e suas atividades podem ser obtidas na página do Print-Capes PPGENF UERJ.
CAPES
Bolsas e Estudantes — CAPES (www.gov.br)
EP – Financiadora de Estudos e Projetos
CNPq
MRE – Ministério das Relações Exteriores
MRE — Ministério das Relações Exteriores (www.gov.br)
Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP)
FAPERJ
Fundação Carolina
Organização espanhola que oferece, a cada ano, centenas de bolsas. As bolsas vão desde cursos curtos até doutorado e pesquisa, passando por graduação, mestrado e aperfeiçoamento profissional, na Espanha.
https://www.fundacioncarolina.es/formacion/presentacion/
Instituto Ling
https://institutoling.org.br/index.php/bolsas-de-estudo
Fundação Lehmann – UCLA – Programa para estudantes brasileiros
https://www.international.ucla.edu/lai/brazil/
Fundação Fullbright Brasil
Bolsas e apoios diversos: Fulbright Brasil
Programa Erasmus Mundus (União Europeia)
Catálogo de chamadas e bolsas (inglês)