Esta proposta surgiu da experiência docente junto aos estudantes do Curso de Graduação da Residência em Enfermagem em que, na percepção dos professores do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC) e demais departamentos, havia uma lacuna a ser preenchida junto à clientela assistida, no que tange à formação de recursos humanos especializados no cuidado de enfermagem aos indivíduos com câncer, pois atualmente, dentre as doenças crônicas não transmissíveis, o câncer ocupa os primeiros dados de mortalidade no Brasil e no mundo.

Neste sentido, o curso de Especialização em Enfermagem em Oncologia da Faculdade de Enfermagem da Uerj, visa capacitar o enfermeiro, o qual é um importante membro da equipe de saúde, para a assistência aos clientes em situação oncológicas nos seus diversos níveis de atenção à saúde, além de contribuir com a produção e disseminação de conhecimento nesta área tão específica e complexa.

Perfil do Egress

Este curso tem como objetivo geral contribuir para a redução da morbimortalidade de pessoas com problemas de saúde relacionados à área de estomaterapia, por meio da promoção de cuidados especializados em enfermagem (humanizado, ético, técnico e científico).

A fim de alcançar este objetivo geral, tem-se como objetivos específicos para a formação do especialista:

Equipe

Coordenação geral
Profª Drª Karla Biancha Silva de Andrade

Apoio pedagógico

  • Prof. Dr. Eloá Carvalho Grossi
  • Enfa. Dra. Ana Paula Brito Pinheiro
  • Enfa. Vivian Mazzonni
  • Contatos:

E-mail
oncofacenfeventos@gmail.com
karla.biancha@gmail.com

https://www.oncologiauerj.com.br

Este curso tem como objetivo geral contribuir para a redução da morbimortalidade de pessoas com problemas de saúde relacionados à área de estomaterapia, por meio da promoção de cuidados especializados em enfermagem (humanizado, ético, técnico e científico).

A fim de alcançar este objetivo geral, tem-se como objetivos específicos para a formação do especialista:

  • Qualificar a (o) enfermeira (o) para assistir as pessoas com estomias, com fístulas, feridas agudas e crônicas, incontinências urinária e anal, com vistas à reabilitação e a uma melhor qualidade de vida dessas pessoas. 
  • Contribuir na investigação científica relacionada à área de Estomaterapia.
  • Reconhecer os aspectos organizacionais necessários para o desenvolvimento de serviços e programas para atendimento de pessoas com estomias e incontinentes, bem como contribuir na elaboração de protocolos para o tratamento de feridas crônicas e agudas.
  • Promover a educação em saúde na área de estomaterapia junto à pessoa, à família e à equipe multidisciplinar de saúde.
  • Identificar e intervir nos problemas de enfermagem apresentados pelos indivíduos, empregando a metodologia assistencial com vistas à avaliação de resultados de efetividade.
  • Contribuir para a qualificação clínica das (os) profissionais de enfermagem, com desenvolvimento da capacidade de realizar diagnóstico e indicar tratamento, de forma adequada e resolutiva, considerando os problemas de estomaterapia mais prevalentes.

A concepção teórica do curso tem como principal meta fazer com que o especialista saiba determinar a abrangência dos sujeitos e sua complexidade; especificar a ação do cuidar e o âmbito de sua atuação; e apontar o objetivo ou meta final a ser alcançada – a reabilitação e a melhor qualidade de vida. Assim, a (o) enfermeira (o) pós-graduada (o) em estomaterapia pela Uerj define-se como: o especialista apto para avaliar, diagnosticar e intervir nos problemas de saúde, buscando aliviar ou resolver as dificuldades físicas, sociais e emocionais encontrados na pessoa com problemas de pele, incontinências e/ou estomias, bem como oferecer suporte educativo e colaborativo a seus familiares e membros da equipe multidisciplinar.

Duração, Periodicidade e Carga Horária de Integralização

O curso possui 555 horas, com aulas quinzenais aos sábados e com duração de 18 meses

Módulos do Curso

  • Epidemiologia, vigilância do câncer e fatores de risco;
  • A enfermagem e o cliente oncológico clínico, cirúrgico e nas situações de emergência;
  • Ações de enfermagem para uma assistência humanizada ao cliente oncológico;
  • Metodologia Científica na enfermagem em oncologia;
  • Estágio Supervisionado em Oncologia clínica e cirúrgica

Estágio e Visitas Técnica

Estágio Supervisionado em Oncologia clínica e cirúrgica