O investimento na construção e divulgação do conhecimento vem sendo uma meta perseguida com empenho na Faculdade de Enfermagem, exemplo disso é o cuidado com a preservação de sua História, que pode ser avaliado ao se conhecer o Centro de Memória Drª Nalva Pereira Caldas. O Centro é o segundo acervo documental de enfermagem no Rio de Janeiro, inaugurado em 18 de junho de 1998, durante o Jubileu de Ouro da Faculdade. Destacamos que o empreendimento tem contribuído para o estudo e preservação da História da Enfermagem no Estado do Rio de Janeiro, constituindo uma importante rede de informações sobre a profissão.

Com o intuito de preservar e tratar as fontes documentais das histórias e memórias da Enfermagem, o Centro de Memória Drª Nalva Pereira Caldas conjuga atividades de ensino, pesquisa e extensão por uma subcomissão de professores e sob a coordenação da Profa. Nalva Pereira Caldas, Professora Emérita da Faculdade de Enfermagem da UERJ. 

Profa. Nalva Pereira Caldas

Coordenadora do Centro de Memória

Graduada em Enfermagem na Escola de Enfermagem Rachel Raddock Lobo (1948-1952), Especialista em Administração de Pessoal e Organização e Métodos pela Fundação Getúlio Vargas (1963-1964), Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública do Distrito Federal (1962-1964) e Livre-Docente (1977) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a história de vida da Profa. Nalva Pereira Caldas se confunde com a própria História da Enfermagem. 

Ocupou inúmeros cargos em nossa Faculdade, incluindo a direção da unidade, além de ter expressivas marcas cunhadas em outros espaços da UERJ, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Enfermagem. Sua vida profissional pode ser melhor compreendida no artigo “Nalva Pereira Caldas, uma trajetória de Sucesso”, publicado em 2005 pela Revista Enfermagem UERJ. Certamente uma leitura que permitirá o leitor conhecer melhor os princípios que norteiam a nossa Faculdade e o Centro de Memória que recebe o seu nome e a sua administração.